Manutenção Preventiva

Equipamentos e Manutenção

Dispondo dos mais modernos equipamentos de medição e análise de Energia oferece a seus clientes:
  • Comissionamento, Manutenção e Start-up em Painéis e Cubículos e Sistemas 13,8kV (15kV);
  • Termografia em Instalações Elétricas;
  • Análise de Energia, Harmônicas e Transientes.

Procedimento de manutenção de subestações

Na execução de trabalhos de manutenção de subestações os profissionais devem ser qualificados e autorizados para a tarefa, bem como dispor dos equipamentos de proteção coletiva (EPC) e equipamentos de proteção individual (EPI) necessários.

Os profissionais também devem ter recebido treinamentos técnicos sobre a tarefa que vão executar e treinamento da norma de segurança NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego. As vestimentas dos profissionais devem ser adequadas, bem como não devem portar relógio, anéis, pulseira ou qualquer outro adorno pessoal, conforme determina a NR-10.

Todo equipamento seccionado dentro de uma subestação somente é considerado desenergizado, quando estiver:

1. Desligado,

2. Isolado,

3. Bloqueado,

4. Testado,

5. Aterrado,

6. Sinalizado.

Essa sequência de operações está defina no Capítulo 5.1 da NR-10

 

Tipos de manutenção de subestações

Nos equipamentos elétricos se faz necessária a manutenção para que eles possam estar sempre disponíveis, prolongando sua vida útil, que deve obedecer a:

. Critérios preestabelecidos pelo fabricante dos equipamentos;

. Normas Técnicas;

. Especificações de setor de engenharia da empresa.

Nesses critérios deve-se considerar o local de instalação dos equipamentos, a quantidade de operação, periodicidade de manutenção, condições físico-químicas, tensão e carga dos equipamentos.

A manutenção caracteriza-se como todo serviço de controle, conservação e restauração de um item ou instalação como objetivo de mantê-lo em condições satisfatórias de uso e prevenir anomalias, que possa torná-lo indisponível, podendo ser preventiva, corretiva ou preditiva.

. Manutenção preventiva é todo controle, conservação e restauração em um item programado seguindo os critérios preestabelecidos e com a finalidade de mantê-lo em condições satisfatórias de operação e protegê-lo contra ocorrências que possam aumentar sua indisponibilidade.

. Manutenção corretiva é um item indisponível ou não, com ou sem restrição, visa reparar falha ou defeito. A manutenção corretiva pode ser:

. Manutenção corretiva de emergência: intervenção de um item com a finalidade de corrigir de imediato as condições normais de operação.

. Manutenção corretiva de urgência: intervenção de um item com a finalidade de corrigir falhas ou defeitos o mais breve possível, retomando as condições normais de operação.

. Manutenção corretiva programada: intervenção de um item com a finalidade de corrigir falhas ou defeitos a qualquer tempo, voltando ás condições normais de operação.

. Manutenção preditiva consiste no controle e na verificação realizados com o objetivo de verificar as condições de operação das instalações e equipamentos. Caso seja identificada alguma anomalia na preditiva, pode-se programar a realização de uma corretiva ou aumentar a frequência de monitoramento até a preventiva.

Em todas as manutenções deve ser constituído um relatório, analisando o estado dos equipamentos, os valores de ensaios e verificadas se as alterações detectadas em relação aos relatórios anteriores estão dentro dos limites preestabelecidos. Esse relatório deve fazer parte do prontuário da instalação conforme determinação da NR-10.

 

Requisitos para manutenção

Cada fabricante de equipamento pode ter um procedimento de manutenção diferenciado. O que está apresentado a seguir são os procedimentos, verificações, ensaios e sequência básica, podendo ser usadas para todos os equipamentos.

Para realização do serviço de manutenção da subestação devem ser providenciados alguns documentos, conforme relação a seguir.

. ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) preenchida e recolhida por um profissional legalmente habilitado;

. Manual dos fabricantes dos equipamentos;

. Formulário de relatórios técnicos dos ensaios e verificações dos equipamentos;

. Folha de registro do relatório das manutenções anteriores;

. Procedimento de trabalho padronizado conforme item 10.11 da NR-10;

. Documento da autorização comprobatória dos profissionais, conforme item 10.8 da NR-10.

 

Instrumentos de Ensaios

Nas manutenções dos equipamentos da subestação é importante ter um diagnóstico mais apurado das condições dos equipamentos instalados. Os ensaios elétricos apresentam a situação do equipamento, avaliando a sua atual condição, identificando uma anomalia que eventualmente deixe o equipamento indisponível.